Pesquisa Fórum Acadêmico

UNICENPE

Programa de aproximação do CIGRE-Brasil com Universidades e Centros de Pesquisa

Tema:

Formação técnica/universitária, e pesquisas, para atender às demandas do setor de energia elétrica.

Objetivo da pesquisa:

Atualizar a percepção das necessidades de profissionais capacitados para atender as demandas na nova realidade do setor elétrico, atuais e futuras, bem como das necessidades da pesquisa e desenvolvimento para a inovação no setor de energia elétrica. Obter sugestões para atingir esses objetivos.

Sobre a pesquisa:

Pesquisa aberta ao público.

Tempo estimado para responder: 10 a 15 minutos.

Por ser uma pesquisa aberta, para assegurar a qualidade das respostas, solicita-se a identificação do respondente e sua empresa/instituição.

É assegurado o sigilo das respostas individuais. Os resultados serão divulgados somente de maneira consolidada e impessoal.

Os dados de identificação do respondente serão utilizados exclusivamente para garantir a idoneidade das respostas e evitar várias respostas de um mesmo respondente.

As perguntas devem ser respondidas de acordo com a opinião particular do respondente (independentemente da entidade a qual ele está vinculado).

Pesquisa Fórum Acadêmico – XXVIII SNPTEE 2025

Identificação do respondente:

Assinalar a formação

Empresa/Entidade à qual se relaciona profissionalmente:

Pesquisa

1 –Há mão de obra profissional suficiente para a transição da área elétrica brasileira?
2 – A qualidade da formação profissional atual atenderá as necessidades do setor elétrico?
Numa escala de 1 a 5, pontuar (1 = pouco importante e 5 = muito importante)
12345Não tenho opinião a respeito.
Falta de emprego
Baixo salário pago
Concorrência de profissionais estrangeiros
Maior atratividade de outras opções (computação, telecom, etc.)
Falta de divulgação das oportunidades de trabalho
Desconhecimento da importância da profissão
Numa escala de 1 a 5, pontuar (1 = pouco importante e 5 = muito importante)
12345Não tenho opinião a respeito.
Modernizar os currículos dos cursos de nível superior existentes
Aumentar o número de estágios e visitas técnicas nos cursos
Trazer profissionais estrangeiros para o mercado de trabalho brasileiro
Estimular a participação de alunos e profissionais em associações técnicas
Criar estímulos para que os já formados se atualizem nas universidades
Criar estímulos para que os já formados se atualizem nas empresas
Criar estímulos para que os já formados se atualizem em associações
Numa escala de 1 a 5, pontuar (1 = pouco importante e 5 = muito importante)
12345Não tenho opinião a respeito.
Geração fotovoltaica
Geração eólica
Geração hidrelétrica
Geração nuclear
Indústria de hidrogênio
Construção de plantas elétricas
Operação de sistemas elétricos
Manutenção de sistemas elétricos
Redes elétricas inteligentes
Indústria eletroeletrônica
Recursos energéticos distribuídos
Carros elétricos
Baterias
Outros armazenamentos
Captura de carbono
Eficiência energética
Mercado energia
6 – Se você é um profissional eletricista e fosse escolher a sua profissão hoje, continuaria escolhendo a mesma, na elétrica?
Numa escala de 1 a 5, pontuar (1 = pouco importante e 5 = muito importante)
12345Não tenho opinião a respeito.
Geração fotovoltaica
Geração eólica
Geração hidrelétrica
Geração nuclear
Indústria de hidrogênio
Construção de plantas elétricas
Operação de sistemas elétricos
Manutenção de sistemas elétricos
Redes elétricas inteligentes
Indústria eletroeletrônica
Recursos energéticos distribuídos
Carros elétricos
Baterias
Aumentar o conteúdo de Tecnologia da Informação e Inteligência Artificial
Aumentar o conteúdo prático em laboratório nos cursos de graduação
Maior divulgação do papel do engenheiro nas áreas elétricas
Aumentar o conteúdo de administração e finanças nos cursos de graduação
Promover visitas de alunos do 2º grau a instalações e indústrias elétricas
Promover a participação de estudantes em eventos de energia elétrica
Promover a participação de estudantes em associações de energia elétrica
Alterar a metodologia de ensino, aplicando técnicas mais modernas.
8 – As informações técnicas que os profissionais da área elétrica recebem na formação regular são suficientes para serem competitivos no setor elétrico?
9 - Você faz parte de alguma associação técnica na área elétrica?
Numa escala de 1 a 5, pontuar (1 = pouco importante e 5 = muito importante)
12345Não tenho opinião a respeito.
Transformação digital
Geração de energia elétrica a partir do hidrogênio
Geração solar
Geração eólica
Geração hidráulica
Geração elétrica nuclear
Transformação de energia elétrica
Transmissão de energia elétrica
Redes de corrente contínua
Redes inteligentes de energia elétrica
Recursos energéticos distribuídos
Armazenamento de energia elétrica
Captura e armazenamento de carbono
Eficiência energética
Materiais avançados
Mercado de energia elétrica
Utilize o espaço que segue:

Pesquisa e desenvolvimento na área elétrica

12 – Há demanda reprimida para realização de projetos de PDI (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação) no setor elétrico brasileiro regulado pela ANEEL?
13 – Há disponibilidade ociosa de profissionais para realização de PDI no setor elétrico brasileiro?
14 – Os recursos disponíveis para realização de PDI no setor elétrico brasileiro são suficientes?
15 – Deveria haver um planejamento mais amplo para definição de projetos de PDI no setor elétrico brasileiro?
16 – A quantidade de laboratórios e centros de ensaios e pesquisa para o setor elétrico brasileiro é suficiente para atender as necessidades?
17 – A divulgação e visibilidade dos resultados obtidos pela PDI realizada no setor elétrico brasileiro é adequada?
18 – Há necessidade de maior interação entre pesquisadores e profissionais em geral do setor elétrico brasileiro? (Congressos, seminários, etc.)
19 – O nível de participação das associações da área elétrica no fomento e promoção de projetos de PDI no setor elétrico brasileiro é adequado?
Numa escala de 1 a 5, pontuar (1 = pouco importante e 5 = muito importante)
12345Não tenho opinião a respeito.
Incentivar a participação de profissionais e consultores em projetos de PDI
Simplificar a forma para proposição e aprovação de propostas de projetos
Criar um banco de temas de propostas de projetos de PDI à disposição no setor
Ampliar a quantidade de startups, laboratórios e centros de pesquisa
21 – As entidades que executam projetos de PDI no setor elétrico brasileiro (Universidades, Startups, Centros de Pesquisa, Consultorias, etc.) precisam ter uma representatividade colegiada que defenda seus interesses?
Numa escala de 1 a 5, pontuar (1 = pouco importante e 5 = muito importante)
12345Não tenho opinião a respeito.
Incentivar a livre negociação da PI (propriedade intelectual)
Dar clareza à forma de trabalhar com contrapartidas
Criar a figura de “contrato de arranque” dentro do PDI do setor elétrico, garantindo um impulso inicial do produto gerado na pesquisa, a quem investiu.
Numa escala de 1 a 5, pontuar (1 = pouco importante e 5 = muito importante)
12345Não tenho opinião a respeito.
Microeletrônica
Fotoeletrônica
Comunicação de dados
Extra alta tensão
Armazenamento de energia
Usinas reversíveis
Geração e transmissão offshore
Hidrogênio
Inteligência artificial
Automação elétrica
Novos modelos de mercado e regulação
Meio Ambiente e Mudanças Climáticas
Cibersegurança
Transformação Digital
Energia Renováveis
Utilize o espaço que segue: