Fórum de Mulheres

Pela Maior Integração de Mulheres e Homens no Setor Eletroenergético Brasileiro!

Iniciativa posta em prática pelo CIGRE-Brasil desde 2017, visa intensificar a integração entre homens e mulheres, a partir do incentivo à adesão de novas associadas e da promoção de um ambiente colaborativo independente do gênero e raça, para o alcance de melhores resultados das equipes de estudo e/ou trabalho – não só nas atividades técnicas de compartilhamento de conhecimento e experiências no âmbito da instituição, como também contribuindo para o desenvolvimento profissional destas mulheres e, consequentemente, das empresas em que trabalham e do próprio setor eletroenergético brasileiro.

Origens do Fórum de Mulheres

Foi inspirado em uma iniciativa do CIGRE Internacional na Bienal 2014. Desde então, os comitês da China, do Reino Unido e do Brasil, entre outros, organizam eventos semelhantes para valorizar a presença feminina em diferentes trabalhos e carreiras no setor de energia.

Na Bienal do CIGRE de 2018, o Comitê Brasileiro se apresentou no Women In Energy (WiE). Na ocasião, a trajetória das mulheres do setor elétrico do país foi ilustrada por Carla Damasceno Peixoto, coordenadora do Comitê de Mulheres do CIGRE-Brasil até agosto de 2024.

Em 2020, a Bienal, em formato virtual, também contou com apresentações do WiE, onde foram apresentados os números referentes à participação feminina, significativa em representatividade, porém em quantidade ainda reduzida, quando se compara à presença masculina. Em relação ao posicionamento das mulheres no CIGRE em âmbito internacional, o Brasil ficou em 6º lugar, dentre o top de 25 Comitês Nacionais do CIGRE, como um dos comitês com maior engajamento em fomentar o ingresso de mulheres nas ações de Comitês de Estudos, Grupos de Trabalho e demais atividades do CIGRE.

Das Edições Anteriores do Fórum de Mulheres Brasileiro

O I Fórum de Mulheres aconteceu no âmbito do XXIV SNPTEE – Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, ocorrido em Curitiba, em novembro de 2017. Na ocasião, reuniram-se 115 mulheres e 53 homens em torno de um debate iniciado com as apresentações de Kátia Cristina Garcia (membro do Comitê de Estudos C3) e de Angélica Rocha (atual coordenadora do Comitê de Estudos C4). Na plateia, uma representante do Comitê de Gênero e Raça do Ministério de Minas e Energia e Empresas Vinculadas, Aline Weber da Eletrosul, convida o Fórum de Mulheres do CIGRE-Brasil a se integrar aos esforços que aquele Comitê do MME vinha realizando.

Já o II FM aconteceu durante o XXV SNPTEE, em Belo Horizonte, no dia 13 de novembro de 2019, com dois blocos de debates. Um primeiro momento voltado à trajetória de profissionais experientes de diferentes contextos do setor elétrico (regulação, concessionária, pesquisa e educação e mercado) e, um segundo bloco, voltado às perspectivas de jovens estudantes da Engenharia Elétrica.

Edição do III FÓRUM de Mulheres, na Capital Carioca

A presença feminina vem crescendo gradativamente nas diversas áreas ligadas ao segmento de energia. O CIGRE-Brasil pode ajudar promovendo um aumento na capacitação profissional destas mulheres, por intermédio do compartilhamento de conhecimento técnico em uma rede nacional e internacional de especialistas.

Na penúltima edição, realizada durante o XXVII SNPTEE, em torno de 300 pessoas assistiram às apresentações das expoentes profissionais Professora Yona Lopes, Doutora em Computação e Professora do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense (UFF); Marcia Nascimento, gerente do Centro de Operações de FURNAS. Além disso, duas outras figuras femininas de destaque na liderança corporativa fizeram parte do rol das apresentadoras convidadas: Gabriela Desire, na época diretora de Operação da ISA CTEEP, e a partir de setembro de 2024, Coordenadora do CIGRE WiE Brasil, e Rosimar Lanza, gerente regional da América Latina de Alta e Extra Alta Tensão do Prysmian Group.

Em seguimento às palestrantes, o debate foi iniciado pela jovem profissional convidada, Mayara Santos, aluna da graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal Fluminense, Pesquisadora pelo FRIENDS Lab no projeto 5GIRLS e estagiária da Elecnor na área de projetos de subestações no setor de Sistema de Proteção, Controle e Supervisão de Subestações. Mayara teve a oportunidade de falar sobre sua experiência na busca por espaço no mercado de trabalho, além de direcionar questões às palestrantes, tais como seus conselhos para profissionais em início de carreira e maiores desafios enfrentados. Associada ao CIGRE-Brasil, e integrante do CIGRE NGN Brasil (Next Generation Network) , ela destaca que a oportunidade de troca com outros profissionais proporcionada por esta organização é de extrema relevância para o desenvolvimento de jovens profissionais.

XXVII SNPTEE – IV Fórum de Mulheres

No dia 28 de novembro de 2023 foi dada continuidade com a 4ª edição do encontro, mais uma vez durante o SNPTEE – desta vez a Capital Federal recebeu todos de braços abertos, com a Comissão Organizadora da Eletrobras Eletronorte – uma parceria de longa data, desde 1978.

O objetivo é cada vez mais disseminar a missão: chamar a atenção de todas e de todos para as questões de equidade, ser uma âncora no despertar de potenciais, impactando positivamente na trajetória de outras mulheres.

Resultados do Fórum de Mulheres:

O evento conseguiu abranger uma grande diversidade de temas e profissionais, que puderam expor suas experiências dentro das empresas que atuam e narrando suas histórias de vida.
O IV Fórum de Mulheres teve um alto engajamento com o público, que enriqueceu os debates com perguntas, colaboração e com provocações para a construção das edições futuras.

Os resultados apresentados comprovam o crescimento da presença feminina no mercado da energia elétrica, reforçando a importância da continuidade do trabalho do fórum para o setor.
A cada SNPTEE dobramos a participação tanto de mulheres quanto de homens, mostrando que estamos no caminho certo buscando a integração de gêneros nas equipes.

XXVIII SNPTEE – V Fórum de Mulheres

No dia 21 de outubro de 2025 será dada continuidade com a 5ª edição do encontro, mais uma vez durante o SNPTEE – desta vez em Recife, PE, receberá todos de braços abertos, com a Comissão Organizadora da Eletrobras CHESF – uma parceria de longa data, desde 1978.

Até o mês de setembro de 2024, a participação de mulheres no CIGRE era de apenas 16% em relação ao número de associados de gênero masculino.

O objetivo do Forum de Mulheres é divulgar a relevância da participação feminina no setor, estimulando o aumento da participação de mulheres no CIGRE-Brasil, assim como nos Comitês Técnicos e nos Eventos promovidos pelo CIGRE, aumentando a riqueza das discussões, através da diversidade, além da importante missão de despertar a relevância das questões de equidade, impulsionando o despertar de potenciais, impactando positivamente na trajetória de mulheres no setor elétrico.