Fórum Acadêmico

Múltiplos espaços para o diálogo e troca de experiências.

O Comitê Nacional Brasileiro de Produção e Transmissão de Energia Elétrica CIGRE-Brasil – é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, fundada em 1971, que tem por objetivo promover o intercâmbio e o desenvolvimento da engenharia no Brasil, no campo da produção de energia elétrica, de sua transmissão em alta tensão e distribuição.

O CIGRE-Brasil, com mais de mil associados ativos, tem se notabilizado pela ampla gama de Comitês de Estudo (16) cobrindo todas as especialidades reconhecidas pelo CIGRE-Internacional, que congrega a atuação de 61 Comitês Nacionais, cobrindo 90 países.

Além da intensa atividade técnica dos Comitês de Estudos e Grupos de Trabalho, o CIGRE-Brasil tem desenvolvido atividades transversais, abordando temas de relevância do Setor Elétrico.

Uma dessas atividades é a auscultação das necessidades das empresas e a busca de maneiras de colaboração, através de um Fórum com seus responsáveis maiores, os CEOs (Chief Executive Officers). O Fórum de CEOs.

Uma outra atividade tem sido a promoção da participação profissional da mulher nos assuntos do Setor Elétrico, em todas as suas instâncias, através do Fórum das Mulheres.

Há ainda a atividade voltada a valorização das novas gerações de profissionais, como forma de motivação ao engajamento e reconhecimento da importância do desenvolvimento profissional para a sustentabilidade do próprio Setor Elétrico, através das apresentações da Nova Geração de Profissionais no Brasil, e nas bienais internacionais, no Next Generation Network (NGN).

No entanto, há um aspecto estratégico, que vem sendo recorrentemente abordado: a atratividade das profissões voltadas às necessidades do Setor Elétrico, mormente a formação de engenheiros eletricistas e profissionais afins, em todas as suas especialidades, para atuar nos sistemas de energia, que já enfrentam forte transição tecnológica. Essa percepção tem sido exposta não somente no Brasil, mas nas bienais do CIGRE, em Paris.

Interface de colaboração direta com a academia.

Por conta disso, o CIGRE-Brasil vem desenvolvendo um programa de intensificação do relacionamento com universidades, instituições de ensino superior e centros de pesquisa – o UNICENPE. Esse programa tem como objetivo divulgar as necessidades e atratividades profissionais para o desenvolvimento do Setor Elétrico brasileiro, mormente nessa fase de rápidas transformações disruptivas nos segmentos da geração, transmissão, distribuição e comercialização da energia elétrica.

Considerando que o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica – SNPTEE tem sido o evento de maior expressão dentro do CIGRE-Brasil, o XXVIII SNPTEE, em 2025, terá, pela segunda vez em sua programação, o Fórum Acadêmico, uma reunião estruturada de dirigentes de cursos de engenharia e economia, principalmente, restrita a convidados, cuja programação básica consta de:

  • Uma reunião de duas horas de duração, 12h00 às 14h00, na 4ª feira da semana do XXVIII SNPTEE;
  • Antecipadamente à realização da reunião, será aplicada uma pesquisa de opinião a um grupo mais numeroso de gestores de universidades, faculdades, diretores de institutos de pesquisa, sobre as atividades acadêmicas voltadas a temas do Setor Elétrico, para as quais o CIGRE-Brasil possa colaborar;
  • A pauta para a reunião será alicerçada nas respostas da pesquisa de opinião e em temas relevantes propostos pelo CIGRE-Brasil;
  • A reunião (Fórum Acadêmico) com os convidados, será realizada numa dinâmica de grupos de trabalho, distribuídos em mesas, durante o brunch que é oferecido aos participantes;
  • Nessa reunião, após as discussões, serão apresentados, por grupo, pontos para uma proposta de trabalho CIGRE-Brasil – entidades participantes da reunião;
  • Ao término da reunião, será validada a proposta resultante das apresentações, estimulando ações concretas de aproximação academia-CIGRE-Brasil, para o próximo biênio, ou seja, até o XXIX SNPTEE;
  • A proposta validada pelos participantes do Fórum será resumida em um Relatório do Fórum Acadêmico do XXVIII SNPTEE;
  • A Leitura do Relatório do Fórum Acadêmico será feita na cerimônia de encerramento do XXVIII SNPTEE.

Resultados esperados:

  • Maior número de associados ao CIGRE-Brasil (Individual I, Individual II, Estudantes (gratuito));
  • Maior visibilidade do CIGRE-Brasil dentro das entidades acadêmicas;
  • Maior atratividade na escolha de especialidades profissionais voltadas ao Setor Elétrico, dentro das entidades acadêmicas;
  • Maior participação das entidades acadêmicas na oferta de trabalhos técnicos para os eventos do CIGRE-Brasil;
  • Maior divulgação do CIGRE-Brasil, sua literatura especializada e eventos técnicos dentro das entidades acadêmicas.